segunda-feira, 7 de julho de 2008

Saudades.

A palavra "saudades" não existe em outras línguas e é estranho pensar nisso.
Não que as pessoas de outros lugares não sintam isso também, mas elas têm uma visão diferente do que realmente é a "saudade".

Eu tinha uma opinião sobre o assunto, mas eu sou uma pessoa que muda de opinião e tento aprender com a opinião alheia.
Depois de uma conversa sobre isso (e uma reflexão posterior que mudou minha opinião da que era quando estava tendo a conversa) eu parei para pensar e a saudade é um vício sim (coisa que não falaria antes de minha reflexão), mas não é um vício comum.

Em inglês, sentir saudade seria algo como "eu sinto sua falta", ou seja, típico vício. Rola aquele sentimento do tipo "eu sofro por você" e "a sua presença me dá uma satisfação".
Em alemão seria algo do tipo "vício de ver" que apesar de eu achar uma visão negativa demais, se considerarmos a palavra vício como algo que não nos é realmente necessário mas por capricho/conforto nós queremos/gostamos, então é um vício da presença da pessoa sim.

Mas tenho que admitir que acho uma atitude extremamente carinhosa alguem dizer para mim "sua mera presença me faz tão bem que eu sofro sem ela". Eu dificilmente falaria isso em vão. É algo muito poderoso, uma das maiores demonstrações de afeto possíveis, e as pessoas banalizam isso (assim como banalizam "eu te amo"s).

Talvez pela palavra "vício" ter uma conotação muito negativa na nossa língua (mas não sei se tem em outras), eu ache injusto chamar a saudade assim. Vícios fazem mal e apenas valorizam a satisfação. Já as saudades fazem pensar em bons momentos e eu sou capaz de sentir saudades de alguem, sofrendo com isso, mas desejar que as coisas continuem como estão, para o bem de ambos (coisa que não é possível em outros vícios).

Então, no fim das contas eu acho justo existir uma palavra que distingue a "saudade" de outros tipos de vício apesar de todas as semelhanças, pois não são as semelhanças que criam a identidade de cada coisa e sim suas diferenças.

4 comentários:

Thiago Ohara disse...

First things first: e aeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee P3! Tudo certin contigo? xD
Pra você não ficar tão perdido aqui é o Ohara. =P

Agora sim, comentando seu post, não acho que saudades sejam um vício. Talvez se você encarar vício no sentido literal, na primeira das conotações que a palavra têm. Mas atualmente as coisas já não tem mais a mesma conotação. Então não vejo saudades como um vício. Vejo saudades como um sentimento.
Deixa eu ser um pouco mais claro.
Vou te dar um outro exemplo. Como você definiria a curiosidade? Porque você é curioso a respeito de certos assuntos e outras pessoas não?
Pois bem, vejo a curiosidade como um profundo sentimento de inquietação. É algo que você sente e te incomoda a tal ponto de você querer aplacar isso, experimentando, estudando, conhecendo, aprendendo, testando, etc.
Da mesma maneira eu vejo saudade. Como um sentimento de "lacuna,vazio". Vejo como um sentimento de algo importante que falta pra sua paz de espírito.
E sobre o post anterior... não vejo essa definição de lobo/cordeiro apenas pra relações pessoais e sim como um atitude frente em relação à sua vida.
Do jeito que eu vejo essa teoria de lobo/cordeiro eu posso ser muito bem um lobo e ser bonzinho e carinhoso. Acho que lobos são pessoas que tâm mais proatividade (não confunda com impulsividade, que é uma característica relativamente comum das pessoas tipo "lobo").
Uma pessoa "cordeiro" são as pessoas mais influenciáveis e normalmente não têm tanta atitude/proatividade quanto as outras. São pessoas que mudam apenas o que incomoda e o que não está bom na vida delas. São pessoas mais conformadas com a situação delas e não tem tanta ambição.

Anyway

Deixando isso tudo um pouco de lado, como tu ta fio??? E poli? E família? E trampo? E namorada?
Ta sumido hein rapaz!
hehehe
Parabéns pelo blog!
Mande notícias de vida de vez em quando!
abraços!!
Ohara

faucamargo disse...

Quem é viciado em alguma coisa, quando está com essa coisa, consumindo, olhando ou fazendo qqr açao com a coisa, continua sendo um viciado.

Quem sente saudades de alguem, nao sente mais quando esse alguem está junto.

Pode ser uma modo de diferenciar saudades de vicio?

abraxx

lexis disse...

não discordo =)

Anônimo disse...

Poxa acabei entrando no seu blog pelo do fausto e adorei ler o conteudo. Sinceramente adorei ler questionamentos que sempre pensava sozinha e acreditava ser uma louca por questoes psicologicas e humanas ! Adorei seus textos! parabens!
Beijos
Giuliana