sábado, 28 de junho de 2008

Resultados vs Auto-imagem. FIGHT !

Eu posso me dizer uma pessoa de alta auto-estima. Não sou uma pessoa que se acha, mas eu sei que eu tenho meu valor, e ele não é baixo. Mas meu grande problema é que preciso de combustível para toda essa auto-confiança.
E esse meu combustível é meio difícil de conseguir (Apesar de que eu tive uma recarga hoje.)

Mas o ponto não é falar de mim (e dificilmente será). O ponto é que eu imagino se a auto-confiança é meio que baseada em eventos considerados "resultados" ou se é somente baseada na imagem que temos de nós mesmos.

Difícil de entender? Tá...deixa eu exemplificar:

Se você sabe que é bonito/a, inteligente e divertido/a (sem mencionar rico/a ! "piada interna, sry"), isso faz você ter auto-confiança? Deveria, não?
O engraçado é que eu (pelo menos) não funciono dessa forma. Eu realmente me acho bonito, divertido e inteligente, mas minha auto-estima só fica nas nuvens quando (por exemplo...) "a japinha lindinha (Jéssica) do carro do lado fica olhando pra mim e sorrindo"... ou seja:

A imagem que eu tenho de mim mesmo não influi em quase nada na minha auto-estima.
Bizarro isso, não?! Eu acredito muito mais na minha imagem quando a opinião vem dos outros, e não de mim mesmo.
Lógico que isso faz sentido, pois eu não sei avaliar minha "primeira impressão" pois eu já me conheço. Mas mesmo assim, a imagem de nós mesmos deveria influenciar muito mais do que realmente influencia...

E agora eu começo a entender como é possível uma garota ser lindíssima, legal e inteligente, e não ter uma alta auto-estima, e outras pessoas, que não são tanto, exalam confiança. E o pior de tudo? A confiança altera o modo que os outros te vêem...ou seja...bola de neve.

Nenhum comentário: